
Após um primeiro semestre marcado pelos títulos sul-americanos das categorias Sub-20 e Sub-17, as Seleções Brasileiras Femininas de Base já têm definidos os compromissos para a segunda metade da temporada. Entre os principais destaques estão a Conmebol Liga Evolução Sub-15 e as Copas do Mundo das categorias Sub-17 e Sub-20.
A equipe comandada por Camilla Orlando iniciou o semestre com três amistosos internacionais disputados em Portugal. Agora, o foco passa a ser a preparação para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, que será disputada entre os dias 5 e 27 de setembro, na Polônia. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Tanzânia, Canadá e Inglaterra.
Sob o comando da técnica Rilany Silvia, a Seleção Sub-17 terá dois períodos de preparação antes da disputa da Copa do Mundo da categoria. O primeiro treinamento será realizado entre os dias 6 e 16 de julho, no CT Dartanhã, em Guararema. A reta final de preparação acontecerá entre setembro e outubro, na Granja Comary. O Mundial será disputado entre 17 de outubro e 7 de novembro, no Marrocos.
Liga Evolução movimenta calendário da Sub-15
A Seleção Brasileira Feminina Sub-15 também terá um segundo semestre importante pela frente. Após dois períodos de preparação realizados neste ano, a equipe comandada por Beatriz Vaz e Silva disputará a Conmebol Liga Evolução entre os dias 8 e 20 de setembro, no Paraguai. Depois da competição continental, a categoria encerrará a temporada participando do Torneio Brasil, previsto para novembro.
O gerente de Seleções Femininas de Base, Gabriel Mastrodomenico, destacou a importância da divulgação antecipada do calendário para todos os envolvidos no desenvolvimento da modalidade. Segundo ele, o planejamento permite uma melhor organização entre CBF, federações e clubes. A definição prévia das atividades também favorece o acompanhamento das atletas durante toda a temporada.
Ao comentar a iniciativa, Gabriel Mastrodomenico reforçou que a transparência no planejamento beneficia diretamente as jogadoras e fortalece a relação entre todas as instituições envolvidas no futebol feminino. “Ao final, quem ganha são as nossas atletas, que usufruem do melhor tanto nos clubes quanto na Seleção. Dar visibilidade e transparência para o planejamento das Seleções Femininas de Base é a abordagem que está sendo posta em prática desde o primeiro dia, pois acreditamos que, assim, fortalecemos nossa relação com todos que fazem parte do ecossistema do futebol feminino”, afirmou o dirigente.
Calendário do segundo semestre
Além das Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20, a programação inclui a Liga Evolução Sub-15, o Torneio Brasil e novos períodos de preparação para as diferentes categorias. O planejamento também reforça a estratégia de desenvolvimento das Seleções Femininas de Base para as próximas temporadas.
