
A partida contra a Escócia, que será transmitida em tempo real pelo Bolavip Brasil, pode repetir uma marca histórica que não acontece há quatro décadas na Seleção Brasileira: ter três atletas de uma mesma equipe nacional entre os titulares em uma Copa do Mundo. A última vez que o Brasil teve essa base foi no Mundial de 1986, com jogadores do Corinthians.
O Flamengo está prestes a alcançar uma marca histórica que não se repete na Amarelinha há quatro décadas. Na partida decisiva de hoje contra a Escócia, pela última rodada da fase de grupos, o técnico Carlo Ancelotti pode mandar a campo três titulares do clube carioca, que conta com quatro representantes no elenco: Danilo, Alex Sandro, Léo Pereira e Lucas Paquetá.
Alex Sandro e Danilo podem formar o trio que quebrará o tabu – (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
As chances dos Rubro-Negros
A presença flamenguista na equipe titular vem crescendo ao longo da competição. Lucas Paquetá iniciou os dois primeiros compromissos: foi o único do clube a atuar no empate em 1 a 1 contra Marrocos, mas ganhou a companhia de Danilo na lateral direita durante a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti.
A chance do Mengão atingir a marca histórica passa pela lateral esquerda. Como Douglas Santos está pendurado com o segundo cartão amarelo, Alex Sandro surge como o substituto provável contra a Escócia. Caso a troca se confirme, o Brasil terá os três atletas rubro-negros atuando juntos desde o início, já que Danilo também é forte candidato nas mudanças de Ancelotti. Vale lembrar, que as informações são do Uol Esporte.
O último precedente aconteceu no Mundial do México, em 1986. Na ocasião, o Corinthians cedeu três titulares absolutos nas duas primeiras partidas do Brasil na fase de grupos (as vitórias contra Espanha e Argélia): o goleiro Carlos, o lateral-direito Edson Boaro e o centroavante Casagrande.
Ancelotti, que faz história como o primeiro treinador europeu a liderar o Brasil em uma Copa do Mundo, incluiu sete atletas que atuam no futebol nacional em sua lista. Além dos quatro nomes do Flamengo, a lista de convocados caseiros traz Neymar (Santos), o volante Danilo (Botafogo) e o goleiro Weverton (Grêmio).
Seleção perdeu tradição de convocação com jogadores que atuam no Brasil
Essa forte presença nacional contrasta com o perfil cada vez mais europeizado da Seleção Brasileira nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, a lista de 2006 contou com apenas dois atletas que jogavam no Brasileirão. Nas edições seguintes, os números continuaram baixos: três em 2010, quatro em 2014 e 2018, e novamente três em 2022.

A última vez que os “estrangeiros” não foram maioria foi no título de 2002. Na ocasião, Felipão chamou 12 jogadores que atuavam no Brasil, incluindo cinco do Corinthians e três do São Paulo. Mesmo com essa base forte, o time do penta nunca iniciou uma partida com três representantes de um mesmo clube no gramado.
Vai apostar neste jogo? Dá pra usar o @Playbook no X para montar seu bilhete em segundos. Basta marcar o bot embaixo de qualquer publicação com um palpite — em texto ou em print — e ele devolve o link do bilhete pronto para confirmar no app da Betano, bet365 ou Sportingbet.
